RESOLUÇÃO Nº 031/96 DE 27 DE FEVEREIRO DE 1996
PROCESSO Nº 944/94 - CLASSE 9ª
RELATOR: Des. VALTER DE OLIVEIRA
REPRESENTANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
1º REPRESENTADO: OSCAR DE ANDRADE
ADVOGADO: Dr. JOÃO CLOSS JÚNIOR
2º REPRESENTADO: RODOLFO CLAROS
ADVOGADO: Dr. ECI BRAGANÇA DE OLIVEIRA

 

EMENTA - Abuso de poder econômico - Distribuição de medicamentos e consultas médicas patrocinadas por candidatos - Prova documental corroborada pela testemunhal - Eleitores beneficiados em número superior a duzentos - Eleição não conseguida - Irrelevância - Configurado o abuso - Inelegibilidade por três anos.

- É de se reconhecer a prática do abuso de poder econômico, quando candidatos patrocinam o atendimento médico, à distrito localizado a mais de duzentos quilômetros da capital, com a distribuição de grande quantidade de medicamentos em troca de votos, atingindo número superior a duzentos eleitores.

O fato dos agentes não terem se elegido, não descaracteriza o abuso de poder econômico.

Declara-se pois a inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos três anos subseqüentes, à eleição em que se verificou o fato.

- Decisão por maioria, vencido o Juiz Clayton Cougo Zanotti.

Vistos, relatados e discutidos estes autos, etc...

RESOLVEM, os Membros do Tribunal Regional Eleitoral, por maioria, vencido o Juiz Clayton Cougo Zanotti, julgar procedente a Representação, declarando-se a inelegibilidade dos Representados para as eleições que se realizarem nos três anos subseqüentes ao pleito de 1994. Acolhida, à unanimidade, a proposição do Juiz Clayton Cougo Zanotti, de remessa de peças ao Ministério Público Eleitoral, para apuração de eventual infração penal.

Sala de Reuniões do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

 

Des. EURICO MONTENEGRO JÚNIOR – Presidente; Des. VALTER DE OLIVEIRA – Relator; Dr. OSNIR BELICE – Procurador Regional Eleitoral.

 

- Publicado no Diário da Justiça nº 093 de 21/05/1996, p. 40/41.