Você está aqui: Página Inicial / Patrulha

Projeto PATRULHA ELEITORAL - 2024

O Projeto Patrulha Eleitoral surgiu no ano de 2006, como forma de intensificar a participação política dos jovens eleitores, com faixa etária estimada entre 15 e 18 anos, oriundos da rede escolar pública e privada, desde que não mantenham qualquer vinculação com partidos ou candidatos.

Pretende contribuir na educação para a cidadania dos jovens estudantes por meio do estudos de temas eleitorais, em especial quanto à propaganda de rua e às condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral, responsabilização dos candidatos que praticam a chamada “compra de votos” (art. 41-A da Lei nº 9.504/97, art. 299 do CE) e as atribuições e competências do poder legislativo, objetivando a fiscalização das atividades parlamentares e executivas dos eleitos.

O projeto colaborará na coibição de antigas práticas escusas que tendem a viciar a liberdade do voto durante as campanhas eleitorais e contribuirá para o aprendizado de valores voltado ao exercício da cidadania plena, que não se resume apenas ao direito/dever de votar e escolher seus representantes, mas principalmente de acompanhar suas atividades delegadas.

Cronograma de Atividades 2024

 

Divulgação do Projeto nas Escolas – Fevereiro a Abril

Atualização e elaboração do material didático – Abril/Maio

Palestras nas escolas – Maio/Junho

Treinamento dos Patrulheiros – julho e agosto.

Diplomação dos patrulheiros – Agosto/2023.

Acompanhamento das atividades das eleições – agosto/Outubro

Visitação a órgãos públicos e locais históricos do município  – Setembro/novembro

Conclusão das atividades e elaboração de relatório final – Dezembro.

 

Inscrição - clique aqui